Páginas

14 de fevereiro de 2013

Mocidade Alegre de Olaria Faz Desfile de Protesto

A Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria organizou no último dia de Carnaval (12) um desfile pelas ruas do bairro da agremiação em sinal de protesto à falta de verba pública para a realização da Folia de Momo de 2013.
Empunhando faixas e vestindo roupas pretas, os foliões da Escola de Olaria saíram pelas ruas do bairro e foram aplaudidos pelas pessoas que acompanharam o cortejo. Além das faixas com diversos dizeres de insatisfação, os foliões levaram um caixão preto onde se podia ver um boneco fantasiado e um pequeno cartaz que dizia "Carnaval 2013".
Foliões e dirigentes de outras agremiações, como também os líderes da LIGESBC, aderiram ao protesto e participaram do desfile.
Em nota divulgada na Internet, na sexta-feira (08), a Prefeitura explicou que a verba do Carnaval de 2013 não podia ser repassada porque a subvenção do Carnaval de 2012 não teve a prestação de contas aprovada pela Controladoria Geral do Município. A Nota esclarece ainda que as justificativas por parte da Mocidade Alegre de Olaria - agremiação que recebeu a incumbência de repassar a verba aos blocos e escolas de samba - foram solicitadas com o prazo de 15 dias, porém a Mocidade apresentou as justificativas somente às vésperas do Carnaval (17 de Janeiro). As justificativas, no entanto, foram consideradas insatisfatórias pelo órgão fiscalizador.
Almir Gonçalves, vice-presidente da Liga disse, em entrevista à TV Guarapari, que a entidade responsável pela organização do Carnaval está respondendo um processo judicial desde 2004, e que desde aquele ano vinha organizando o Carnaval da cidade através de liminar.
Também em entrevista à TV Guarapari durante a apresentação do Carnaval da Avenida Joaquim da Silva Lima, Tarcísio Ribeiro - atual presidente da Mocidade - conclamou foliões e simpatizantes da agremiação a comparecerem à praça principal do bairro em protesto. Segundo Tarcísio, faltou vontade política da administração municipal para que o recurso aprovado pela Câmara de Vereadores fosse entregue aos Blocos e Escolas de Samba filiados à Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC).
Embora não tenha repassado nenhuma subvenção às agremiações, a Prefeitura de Guarapari contratou a empresa Colorsom a título emergencial e colocou iluminação, sonorização, palanque e separadores de público na Avenida Joaquim da Silva Lima. Porém, somente alguns blocos realizaram desfiles, tais como o Papadéfus, Amigos da Fonte, Rama, Bloco da Saúde, Quem Não Sabre Brincar, Cachorra Doida e Funil. O Bloco das Misses desfilou no sábado às 17h e o Bloco Papinha, na terça-feira, às 16h.
A Escolas de Samba Mocidade Alegre de Olaria, Imperatriz do Samba e Juventude de Muquiçaba não desfilaram.

Foto de Fabiola Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, este é um Blog pessoal para divulgação de atividades festivas e fatos relacionados. Não serão aceitos comentários ou postagens de cunho religioso, político, racista, homofóbico, etc. A redação se reserva o direito de excluir ou bloquear tais manifestações.